quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Aromaterapia

AROMATERAPIA

Aroma significa perfume, e terapia, tratamento. Aromaterapia, então, é o uso de óleos aromáticos extraídos de plantas para melhorar sua saúde e seu bem estar geral. Antes de mais nada, naturalmente, a aromaterapia oferece puro prazer. Um cheirinho de tempero na cozinha ou um buquê de flores é aromaterapia básica.

É uma terapia não convencional, complementar, que se destaca entre as teorias HOLISTICAS*.

* que tente abordar o problema a ser tratado como um todo.



A aromaterapia também tem muitos outros benefícios. A inalação da fragrância correta pode reduzir o estresse e a depressão, proporcionar uma boa noite de sono, acalmar seu espírito ou dar-lhe mais energia. A aromaterapia já está ajudando funcionários a ficarem atentos ao realizarem atividades mentais repetitivas. E os hospitais estão usando a aromaterapia para ajudar pacientes a relaxarem, para que outras modalidades de cura funcionem.

A aromaterapia é bastante versátil e pode ser utilizada de diferentes formas para tratar uma ampla variedade de problemas físicos e emocionais.

A aromaterapia também é muito fácil de usar! A quem não seria recomendado o banho com óleos perfumados ou a massagem aromática?




Certamente são mais eficazes quando inalados, pois provocam uma ação imediata no cérebro.

Os óleos essenciais são divididos em três categorias:

os que tonificam o organismo e favorecem o bom humor;

os que estimulam e regulam as principais funções do corpo; e

os que têm um efeito calmante sobre o corpo e o espírito.



ORIENTAÇÕES BÁSICAS DE COMO USAR SEU ÓLEO ESSENCIAL E SUGESTÕES DE QUANTIDADES

Alta Concentração
1 gota de óleo essencial para cada 3 gotas de óleo vegetal. Utilizar dessa forma somente para pequenas áreas. Não usar mais que 7 dias o mesmo óleo essencial. Pode ocorrer saturação.

Difusor
1 gota para cada metro quadrado. Use conforme propriedade dos óleos essenciais e seu efeito esperado.


Como usar a Aromaterapia para deixar sua casa muito cheirosa:


Difusores de Palitos - A melhor maneira, de aromatizar uma sala é usando um difusor de aromas. O cheiro não aquecido é mais puro do que o aquecido. Em geral, você deve colocar algumas gotas do óleo essencial em um recipiente de vidro. Os palitos espalham uma fina névoa de microparticulas misturadas à corrente de ar. Uma outra vantagem do difusor é que o vapor do óleo essencial pode ser levado diretamente ao nariz ou à garganta. Você também pode usar isso em um quarto para eliminar as bactérias existentes no ar que podem transmitir infecções.

Não use óleos espessos como o vetiver, o sândalo, a baunilha, a mirra, ou o benzoim no difusor, pois eles não evaporam facilmente. Entretanto, esses óleos podem ser diluídos com óleos mais fluidos como o citrino, o eucalipto e o alecrim ou misturados com álcool. Alguns óleos cítricos contêm um pouco de sedimento que pode obstruir seu difusor. Para limpá-lo ou desentupi-lo, encha a unidade de vidro com álcool e, dependendo do modelo, desobstrua a abertura com uma pinça ou com um palito. Depois, enxágüe a unidade e deixe-a secar.

Anéis para lâmpadas

Pot-pourri - Poucas coisas conseguem enfeitar tão bem um ambiente quanto um belo recipiente de flores secas, ervas, madeiras e especiarias. Ele refresca o ambiente com seu aroma delicado e até sazonal. A fragrância da maioria dos pot-pourris modernos vem dos óleos essenciais adicionados às ervas secas.

Saches

Velas aromatizadas e

outros.

Fontes:

http://saude.hsw.uol.com.br/aromaterapia.htm

wikipedia