segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A hora do banho é um momento sagrado

Saiba como transformar seu banheiro em um verdadeiro spa

Alessandra Siedschlag e Ana Paula Xavier

Não tem coisa mais gostosa do que, depois de uma tarde difícil (ou antes de enfrentar um dia daqueles), a gente literalmente afogar os problemas em um bom banho quente, cheiroso e demorado. É um verdadeiro presente para os cabelos, para pele e para a alma.

Conversamos com uma especialista, a bióloga e esteticista Ana Paula Souza Costa, e agora contamos pra você os segredos de como tomar seu delicioso banho de beleza sem descuidar da sua saúde.

Pele de pêssego
O ideal é tomar banho numa temperatura não muito alta (a água muito quente dilata os poros, fazendo com que a pele se desidrate). Sabonetes, sempre com o pH o mais próximo possível do da pele (5,5). “Os sabonetes líquidos geralmente oferecem isso, é legal verificar o rótulo”, aconselha Ana Paula.

Para esfoliar, use sempre bucha vegetal, mas faça a esfoliação apenas uma vez por semana. “Retirando as células mortas todos os dias, você deixa a sua pele desprotegida”, diz a esteticista.

Cabelos saudáveis
Lave seus cabelos quantas vezes for preciso na semana. A história de que lavar os cabelos todos os dias faz mal é balela. Você só precisa conhecer seu tipo de cabelo e tratá-lo de acordo. Depois do xampu, não utilize muito condicionador – os poros se fecham, e a produção sebácea aumenta. Resultado: aumento da oleosidade. Aproveite o vapor do banheiro para fazer um banho de creme (de nutrição ou de hidratação), enquanto ouve uma música ou lê um livro na banheira cheia de espuma. É um prazer simples mas que parece coisa de princesa.

Depois do banho, óleo ou creme?
Depende da sua intenção. Você pode até usar o óleo se a sua pele não for muito seca, mas ele não hidrata. O que ele faz é criar uma fina camada sobre a epiderme, impossibilitando a saída de água – e a entrada também. “O hidratante é uma escolha mais acertada”, diz Ana Paula. Ele promove emoliência, deixando os poros mais ‘abertos’. Uma alternativa é colocar um pouco de óleo na banheira, ou passar um pouco no corpo e enxaguar depois sob o chuveiro – é gostoso e deixa sua pele bem cheirosa.

Uma última dica da esteticista: “Procure sempre o número da Anvisa no rótulo dos produtos que for comprar. Isso é uma boa garantia de qualidade”.